Sobre Psicologia

A ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM NA INFÂNCIA

As habilidades de leitura na infância estão correlacionadas, também, à capacidade da criança de ser uma boa ouvinte. Para isso, a atuação dos pais funciona como a mola mestra desse processo, uma vez que são as trocas e interações verbais entre eles, um dos grandes diferenciais na aquisição linguística. A estimulação da criança nos seus primeiros anos de vida é essencial para alavancar esse processo.

COMPREENDENDO A INFÂNCIA PARA MELHOR EDUCAR

O conceito de infância que possuímos hoje foi algo construído ao longo dos séculos. A priori, a duração da infância era reduzida a um curto período em que a criança ainda não tinha adquirido um certo desembaraço físico, a partir dos primeiros sinais de independência o infante já era logo misturado aos adultos, participando com eles dos seus trabalhos e jogos.

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – ARTIGO NA REVISTA HUMANIDADES

O artigo desenvolvido é resultado de uma pesquisa qualitativa cujo contexto relaciona dois eixos centrais: os direitos humanos e o trabalho da Psicologia. O objetivo delineado para investigação incidiu sobre a análise da atuação do psicólogo em atividades de políticas sociais relacionadas à cidadania e aos direitos humanos, pois identificar e analisar essas práxis contribuem para a formação profissional e acadêmica dos egressos dos cursos de  Psicologia.A metodologia desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os procedimentos metodológicos realizados contemplaram pesquisas bibliográficas e de campo. A unidade de análise para pesquisa de campo foi uma Organização .Não Governamental, localizada no bairro Lagamar, na cidade de Fortaleza – CE. Os dados coletados são provenientes de entrevista semiestruturada realizada com a psicóloga da instituição, bem como por meio de observação à estrutura e organização da instituição. As análises feitas mostram que a atuação do psicólogo tem avançado bastante nas áreas ligadas à cidadania e direitos humanos, contudo a qualificação profissional para a atuação à essas novas demandas é uma necessidade, pois trabalhar na promoção de direitos humanos requer além de compromisso e responsabilid.ade social, uma formação especializada. A psicologia deve atuar junto à sociedade, voltando sua análise crítica para uma prática comprometida com a ética e com as noções de singularidade do sujeito, e isso não implica em manter o status quo, mas sim em questionar, criticar e propor mudanças nas políticas e práticas sociais.
Artigo completo em: http://www.unifor.br/images/pdfs/humanidades/2013.1_artigo8.pdf

ALTERAÇÃO NO ECA TORNARIA OBRIGATÓRIA A APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSÍQUICA A TODA CRIANÇA NOS PRIMEIROS 18 MESES DE VIDA

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira o projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para instituir a obrigatoriedade de aplicar instrumentos de avaliação psíquica a toda criança nos primeiros 18 meses de vida. Isso se daria por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Manuella Bayma - Psicóloga Infantil e da Adolescencia em Fortaleza